CONHECIMENTOS GERAIS (para todos os cargos) - Prof. Luiz Carlos Uniasselvi.
(Aulas Já Liberadas)
Fundamentos Legais e Normativos da Educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96). Plano Nacional de Educação (PNE) e seus desdobramentos estaduais. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/90). Marcos legais da educação inclusiva e especial.
Currículos e Documentos Orientadores: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estrutura, competências gerais e áreas de conhecimento. Proposta Curricular de Santa Catarina: pressupostos teóricos, eixos estruturantes e orientações metodológicas. Integração e articulação curricular entre etapas e modalidades de ensino.
Gestão Democrática e Princípios da Administração Pública: Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Gestão democrática na educação: mecanismos de participação e instâncias colegiadas. Ética profissional no serviço público e relações interpessoais no ambiente de trabalho. Tecnologias Digitais e Recursos Contemporâneos:
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) aplicadas à educação. Letramento digital e cultura digital na escola. Recursos e plataformas educacionais: potencialidades e desafios pedagógicos.
Diversidade, Direitos Humanos e Saúde na Escola: Educação em direitos humanos e para a cidadania. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e sociocultural como princípio formativo. Educação para as relações étnico-raciais (Lei nº 10.639/03 e Lei nº 11.645/08). Saúde mental no contexto escolar: acolhimento, prevenção e cuidado. Competências socioemocionais: autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais.
Contextos e Realidades: Mundo, Brasil e Santa Catarina: Aspectos históricos, geográficos, culturais, sociais, políticos e econômicos relevantes para a compreensão das dinâmicas contemporâneas em âmbito mundial, nacional e estadual.
|
94H |
CONHECIMENTOS DA METODOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE (para todos os cargos)
Prof. Luiz Carlos (Uniasselvi - Aulas já liberadas)
Concepções Pedagógicas e Teorias Educacionais: Principais correntes pedagógicas e suas influências na educação brasileira: tradicional, escolanovista, tecnicista, progressista, histórico-crítica e sociointeracionista. Pensadores da educação e suas contribuições para a prática pedagógica contemporânea.
Desenvolvimento Humano e Processos de Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial: Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. Neurociência aplicada à educação: como o cérebro aprende. Estilos e ritmos de aprendizagem: individualização e personalização do ensino. Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico:
Projeto Político-Pedagógico (PPP): construção coletiva, dimensões e implementação. Planejamento educacional em suas diferentes dimensões: anual, bimestral e de aulas. Elaboração de planos de aula: objetivos de aprendizagem, sequências didáticas e progressão curricular. Função social e competências profissionais do professor. Metodologias Ativas e Estratégias de Ensino: Metodologias para o desenvolvimento de competências e habilidades: aprendizagem baseada em projetos, problemas, investigação e casos. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: concepções e práticas integradoras. Estratégias diversificadas de ensino: aulas expositivas dialogadas, trabalho colaborativo, gamificação, sala de aula invertida. Abordagens pedagógicas inovadoras e ensino híbrido. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Instrumentos avaliativos: provas, portfólios, rubricas, autoavaliação e avaliação por pares. Avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Feedback construtivo e autoavaliação docente. Recuperação de estudos e progressão da aprendizagem. Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica: Princípios e práticas da educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado (AEE). Necessidades educacionais específicas: deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem. Estratégias de diferenciação pedagógica e desenho universal para aprendizagem (DUA). Comunicação e Interação no Processo Educativo: Comunicação assertiva e escuta ativa no contexto escolar. Mediação de conflitos e cultura de paz. Relação professor-aluno como elemento central do processo de ensino-aprendizagem.
|
24H |
Fundamentos do Ensino de Língua Espanhola e BNCC: Competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias. Competências e habilidades do componente Língua Estrangeira. Concepções metodológicas do ensino de língua espanhola. Abordagens comunicativa, intercultural e por tarefas. Multiletramentos e práticas de linguagem.
Eixos organizadores: oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural. Compreensão e Produção Oral: Compreensão auditiva: estratégias de escuta e identificação de informações. Pronúncia e fonética do espanhol: sons vocálicos e consonantais, entonação. Variedades linguísticas: espanhol da Espanha e da América Latina. Diferenças fonéticas regionais: seseo, ceceo, yeísmo.
Produção oral: conversação, diálogos, apresentações. Expressões idiomáticas e linguagem coloquial. Comunicação em contextos formais e informais. Compreensão e Produção Escrita: Estratégias de leitura: skimming, scanning, inferência e análise crítica. Gêneros textuais em espanhol: narrativos, descritivos, expositivos, argumentativos, instrucionais. Compreensão e interpretação de textos literários e não literários. Produção escrita: estrutura textual, coesão e coerência. Correspondências: cartas, e-mails, mensagens. Textos acadêmicos e argumentativos. Normas ortográficas e acentuação gráfica. Conhecimentos Linguísticos -
Gramática e Estruturas: Artigos definidos e indefinidos. Substantivos e adjetivos: gênero, número e concordância. Pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos. Verbos: conjugação nos tempos do indicativo (presente, pretérito perfecto, pretérito indefinido, pretérito imperfecto, pretérito pluscuamperfecto, futuro, condicional).
Subjuntivo: presente, pretérito imperfecto. Imperativo. Verbos irregulares e reflexivos. Perífrasis verbales. Preposições e conectores. Estrutura frasal e ordem sintática. Orações subordinadas. Vocabulário e Aspectos Lexicais: Vocabulário temático: vida cotidiana, família, alimentação, saúde, educação, trabalho, viagens, meio ambiente, tecnologia. Formação de palavras: sufixos e prefixos. Heterogenéricos, heterosemánticos e heterotónicos. Falsos cognatos (falsos amigos). Expressões idiomáticas e refranes. Linguagem formal e informal. Vocabulário técnico e profissional. Literatura em Língua Espanhola:
Literatura espanhola: principais movimentos, autores e obras (Cervantes, Lorca, Machado). Literatura hispano-americana: Boom Latino-americano, realismo mágico (García Márquez, Cortázar, Borges, Neruda, Mistral). Gêneros literários: poesia, narrativa, teatro. Análise e interpretação de textos literários. Literatura contemporânea em espanhol.
Dimensão Intercultural: Cultura hispânica: história, sociedade e costumes da Espanha e América Latina. Diversidade cultural dos países hispanófonos. Manifestações culturais: música, cinema, artes, gastronomia. Festividades e tradições. Relações históricas e culturais entre Brasil e países hispânicos. Interculturalidade e competência intercultural. Estereótipos e identidades culturais. Fonética, Fonologia e Ortografia: Sistema fonéticofonológico do espanhol. Alfabeto e particularidades: ñ, diéresis (ü). Correspondência entre som e grafia. Acentuação gráfica: regras de acentuação (agudas, graves, esdrújulas, sobresdrújulas). Ditongos e hiatos. Entonação e ritmo. Diferenças fonéticas entre espanhol e português. Língua Espanhola e Mundo do Trabalho: Espanhol para fins específicos: negócios, turismo, diplomacia. Vocabulário profissional e comunicação empresarial. Elaboração de currículo (currículum vitae) em espanhol. Entrevistas de emprego e etiqueta corporativa. Correspondência comercial. Certificações internacionais: DELE, SIELE. Mercado de trabalho e oportunidades em países hispanófonos. Espanhol como língua de comunicação global.
|
10h |