MATÉRIAS
|
PROFESSORES E CARGA HORÁRIA PREVISTA.
|
MATÉRIAS GERAIS
|
REDAÇÃO PARA TODOS OS CARGOS! - Prof. Ricardo Russo Estácio de Sá
- Fases da Redação
- Princípios importantes na montagem dissertativa
- Elementos gramaticais
|
3h |
TEMAS DA EDUCAÇÃO COMUM A TODOS OS CARGOS : Prof. Luiz Carlos UFSC e Professores Uniasselvi : Já dispnível no EAD
- LDB - Lei de Diretrizes e Bases
- Proposta Curricular de Santa Catarina
- Fundamentos teóricos metodológicos da Proposta Curricular de Santa Catarina.
- Percursos formativos e a estruturação do trabalho pedagógico.
- Diversidade como princípio formativo.
- Legislação da Educação Básica.
- Avaliação da aprendizagem.
- Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
- Resolução nº 183, de 19 de novembro de 2013
|
24H |
MATÉRIAS ESPECÍFICAS PARA OS CARGOS DE EDUCAÇÃO |
|
PROFESSORES ANOS INICIAIS - Prof. Fernando - Já disponível no EAD
Alfabetização com letramento. Gêneros textuais, oralidade, produção e reestruturação de textos, análise linguística; Campos Numéricos - Números Naturais, Números Racionais; Campos Geométricos - Geometria Espacial, Geometria Plana, Sistema de Medidas; Estatística; Ciências Naturais: meio biótico e abiótico, recursos tecnológicos, interdependências, saúde; Ciências Humanas e sociais: tempo cronológico e histórico, temporalidade, espaço, relações e interações, cotidiano, memória e identidade/grupo, paisagem, localização, orientação, representação |
24h |
PROFESSOR DE ED. ESPECIAL - Profa. Renata - Já disponível no EAD
Áreas da educação especial e suas especificidades: deficiência auditiva, deficiência física, deficiência mental, deficiência visual, deficiência múltipla e surdocegueira; condutas típicas (transtorno do espectro autista e transtorno de déficit de atenção por hiperatividade) e altas habilidades. Metodologia do atendimento. Processo de construção sociocultural das necessidades educacionais especiais; Base Nacional Comum Curricular – BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental. |
12H |
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Prof. Luiz- Já disponível no EAD
competências específicas do componente, unidades temática, objetos de conhecimento, habilidade e conteúdos. Educação do corpo e do movimento humano; Tematizar as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e de significação social e cultural. Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura. |
12H |
ORIENTADOR DE CURSO - Prof. Luiz - Parte disponível restante em gravação.
Gestão escolar democrática. Competências gerais e específicas do CBTC. Temas contemporâneos transversais: meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo, ciência e tecnologia. Competências Socioemocionais. História e cultura local. Resolução de conflitos. Planejamento e autogestão. Autonomia e protagonismo estudantil/juvenil. As identidades que configuram o processo educativo (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos); Práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) |
8H |
PROFESSOR DE DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Prof. Luiz - Já disponível no EAD
Função social da escola. Organização do cotidiano na Educação Infantil: tempo, espaço, atividade. Instrumentos da prática pedagógica: planejamento (concepções, interdisciplinaridade, diagnóstico, plano de ensino, metodologia), avaliação (concepções, leis e resoluções que amparam, conselho de classe) e documentação (observação, registros, pareceres) na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Configurações do processo de cuidar e educar e ações docentes na Educação infantil e no Ensino Fundamental sob o enfoque histórico-cultural: contextos (sociais, político, cultural e institucional) dimensões e desafios. Estágio: objetivos e concepções, relação interinstitucional e as dimensões ética/pedagógica. Base Nacional Comum Curricular – BNCC da Educação Infantil e Ensino |
18H |
PROFESSOR DE PORTUGUÊS - Prof. Luiz e Profa Karina - Já disponível no EAD
Competências específicas da área de Linguagens e suas tecnologias, competências específicas do componente, objetos de conhecimento, habilidades e conteúdos. Estruturas linguísticas/discursivas da Língua Portuguesa. Texto e discurso. Dialogismo, intertextualidade, interdiscursividade e gêneros textuais. A semântica textual: conteúdo e forma/estruturação frasal e textual. Morfossintaxe da Língua Portuguesa. |
28H |
PROFESSOR DE MATEMÁTICA - Prof. Alberto Preto
Competências habilidades específicas da área para o EF e EM e seus respectivos objetos de conhecimento. Números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, complexos; Razão e proporção; Operações com expressões algébricas, polinômios; Equações e Inequações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Relações e Funções: domínio, imagem, função afim, função quadrática, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas; Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG); Geometria plana e espacial: conceitos primitivos, representação geométrica no plano, polígonos e sólidos geométricos; Geometria Analítica: ponto, reta, plano e cônicas; Matrizes e Sistemas lineares; Juros simples e juros composto; Sistema de medidas: comprimento, superfície, volume, capacidade, ângulo, tempo, massa, peso, velocidade e temperatura; Estatística: medidas de centralidade e desvio padrão, Interpretação e construção de tabelas e gráficos estatísticos usando planilhas eletrônicas; Análise combinatória: princípio fundamental da contagem, permutação, arranjo simples combinação; Noções de probabilidade
|
12h |
ORIENTADOR DE CONVIVÊNCIA - Prof. Luiz e Profa Karina - Já disponível no EAD
Educação do corpo e do movimento humano; Conceitos de ginástica (formativa, olímpica e rítmica), jogo (faz de conta, tradicionais, de construção, préesportivos e dramatização), dança (brinquedos cantados, cantigas de roda, linguagem gestual, expressão corporal, atividades rítmicas, danças folclóricas/populares/modernas/clássicas e de salão) e esporte (atletismo, handebol, voleibol, futebol, tênis de mesa, lutas e esportes regionais) dentro das diversas formas em que se apresentam, quer no âmbito individual quer no coletivo |
12H |