CONHECIMENTOS GERAIS (para todos os cargos) - Prof. Luiz Carlos Uniasselvi.
(Aulas Já Liberadas)
Fundamentos Legais e Normativos da Educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96). Plano Nacional de Educação (PNE) e seus desdobramentos estaduais. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/90). Marcos legais da educação inclusiva e especial.
Currículos e Documentos Orientadores: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estrutura, competências gerais e áreas de conhecimento. Proposta Curricular de Santa Catarina: pressupostos teóricos, eixos estruturantes e orientações metodológicas. Integração e articulação curricular entre etapas e modalidades de ensino.
Gestão Democrática e Princípios da Administração Pública: Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Gestão democrática na educação: mecanismos de participação e instâncias colegiadas. Ética profissional no serviço público e relações interpessoais no ambiente de trabalho. Tecnologias Digitais e Recursos Contemporâneos:
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) aplicadas à educação. Letramento digital e cultura digital na escola. Recursos e plataformas educacionais: potencialidades e desafios pedagógicos.
Diversidade, Direitos Humanos e Saúde na Escola: Educação em direitos humanos e para a cidadania. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e sociocultural como princípio formativo. Educação para as relações étnico-raciais (Lei nº 10.639/03 e Lei nº 11.645/08). Saúde mental no contexto escolar: acolhimento, prevenção e cuidado. Competências socioemocionais: autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais.
Contextos e Realidades: Mundo, Brasil e Santa Catarina: Aspectos históricos, geográficos, culturais, sociais, políticos e econômicos relevantes para a compreensão das dinâmicas contemporâneas em âmbito mundial, nacional e estadual.
|
94H |
CONHECIMENTOS DA METODOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE (para todos os cargos)
Prof. Luiz Carlos (Uniasselvi - Aulas já liberadas)
Concepções Pedagógicas e Teorias Educacionais: Principais correntes pedagógicas e suas influências na educação brasileira: tradicional, escolanovista, tecnicista, progressista, histórico-crítica e sociointeracionista. Pensadores da educação e suas contribuições para a prática pedagógica contemporânea.
Desenvolvimento Humano e Processos de Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial: Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. Neurociência aplicada à educação: como o cérebro aprende. Estilos e ritmos de aprendizagem: individualização e personalização do ensino. Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico:
Projeto Político-Pedagógico (PPP): construção coletiva, dimensões e implementação. Planejamento educacional em suas diferentes dimensões: anual, bimestral e de aulas. Elaboração de planos de aula: objetivos de aprendizagem, sequências didáticas e progressão curricular. Função social e competências profissionais do professor. Metodologias Ativas e Estratégias de Ensino: Metodologias para o desenvolvimento de competências e habilidades: aprendizagem baseada em projetos, problemas, investigação e casos. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: concepções e práticas integradoras. Estratégias diversificadas de ensino: aulas expositivas dialogadas, trabalho colaborativo, gamificação, sala de aula invertida. Abordagens pedagógicas inovadoras e ensino híbrido. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Instrumentos avaliativos: provas, portfólios, rubricas, autoavaliação e avaliação por pares. Avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Feedback construtivo e autoavaliação docente. Recuperação de estudos e progressão da aprendizagem. Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica: Princípios e práticas da educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado (AEE). Necessidades educacionais específicas: deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem. Estratégias de diferenciação pedagógica e desenho universal para aprendizagem (DUA). Comunicação e Interação no Processo Educativo: Comunicação assertiva e escuta ativa no contexto escolar. Mediação de conflitos e cultura de paz. Relação professor-aluno como elemento central do processo de ensino-aprendizagem.
|
24H |
Fundamentos do Ensino de Matemática e BNCC: Competências específicas de Matemática para EF e EM. Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. Pensamento lógico-matemático. Metodologia do ensino de Matemática. Resolução de problemas e modelagem matemática. Números e Álgebra: Números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos. Operações e propriedades. Razão, proporção e porcentagem. Expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. Polinômios. Equações e inequações: 1º grau, 2º grau, exponenciais, logarítmicas. Sistemas lineares. Funções: Conceito, domínio, imagem. Função afim, quadrática, exponencial, logarítmica, trigonométricas e modular. Gráficos e aplicações. Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG). Geometria Plana e Espacial: Geometria plana: conceitos primitivos, ângulos, polígonos, perímetro, área, circunferência. Teoremas de Tales e Pitágoras. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo. Geometria espacial: poliedros, corpos redondos, áreas e volumes. Trigonometria e Geometria Analítica: Razões trigonométricas, círculo trigonométrico, leis dos senos e cossenos. Geometria Analítica: ponto, reta, circunferência e cônicas (parábola, elipse, hipérbole). Matrizes, Determinantes e Sistemas: Matrizes: tipos e operações. Determinantes e propriedades. Sistemas lineares: métodos de resolução. Estatística e Probabilidade: Organização de dados: tabelas e gráficos. Medidas de tendência central (média, mediana, moda) e dispersão (desvio padrão). Análise combinatória: princípio fundamental da contagem, permutações, arranjos, combinações. Probabilidade: conceitos básicos e probabilidade condicional. Medidas e Educação Financeira: Sistema de medidas: comprimento, área, volume, capacidade, massa, tempo, velocidade, temperatura. Juros simples e compostos. Educação financeira: planejamento, orçamento pessoal e familiar, crédito, investimentos. Educação fiscal: Sistema Tributário Nacional e gestão de recursos públicos. Matemática e mundo do trabalho.
|
25h |