DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição. 1.1 Conceito, objeto, elementos e classificações. 2 Princípios fundamentais. 3 Direitos e garantias fundamentais. 3.1 Direitos e deveres individuais e coletivos. 3.2 Habeas corpus, mandado de segurança, mandado de injunção e habeas data. 3.3 Direitos sociais. 3.4 Nacionalidade. 3.5 Direitos políticos. 3.6 Partidos políticos. 4 Organização do Estado. 4.1 Organização político‐administrativa. 4.2 Estado federal brasileiro. 4.3 União. 4.4 Estados federados. 4.5 Municípios. 4.6 Distrito Federal. 4.7 Territórios. 5 Administração pública. 5.1 Disposições gerais. 5.2 Servidores públicos. 6 Organização dos poderes no Estado. 6.1 Poder Legislativo. 6.1.1 Estrutura, funcionamento e atribuições. 6.1.2 Fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 6.1.3 Tribunal de Contas da União (TCU). 7 Funções essenciais à Justiça. 7.1 Ministério Público. 7.2 Advocacia pública. 8 Defesa do Estado e das instituições democráticas. 9 Sistema Tributário Nacional. 10 Finanças públicas. 10.1 Normas gerais. 10.2 Orçamentos. 11 Ordem econômica e financeira. 11.1 Princípios gerais da atividade econômica. 11.2 Sistema Financeiro Nacional. 12 Artigos 23, 170, 225 e 231 da Constituição Federal de 1988.
DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, governo e administração pública. 1.1 Conceitos. 1.2 Elementos. 2 Direito administrativo. 2.1 Conceito. 2.2 Objeto. 2.3 Fontes. 3 Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3.2 Extinção do ato administraƟvo. 3.2.1 Cassação, anulação, revogação e convalidação. 3.3 Decadência administraƟva. 4 Agentes públicos. 4.1 Legislação perƟnente. 4.1.1 Lei n.º 8.112/1990. 4.1.2 Disposições consƟtucionais aplicáveis. 4.2 Disposições doutrinárias. 4.2.1 Conceito. 4.2.2 Espécies. 4.2.3 Cargo, emprego e função pública. 4.2.4 Provimento. 4.2.5 Vacância. 4.2.6 EfeƟvidade, estabilidade e vitaliciedade. 4.2.7 Remuneração. 4.2.8 Direitos e deveres. 4.2.9 Responsabilidade. 4.2.10 Processo administraƟvo disciplinar. 5 Poderes da administração pública. 5.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 5.2 Uso e abuso do poder. 6 Regime jurídico‐administraƟvo. 6.1 Conceito. 6.2 Princípios expressos e implícitos da administração pública. 6.3 Princípio da Legalidade.7 Responsabilidade civil do Estado. 7.1 Evolução histórica. 7.2 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. 8 Serviços públicos. 8.1 Conceito. 8.2 Elementos consƟtuƟvos. 8.3 Formas de prestação e meios de execução. 8.4 Delegação. 8.4.1 Concessão, permissão e autorização. 8.5 Classificação. 8.6 Princípios. 9 Organização administraƟva. 9.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 9.2 Administração direta e indireta. 9.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 9.4 EnƟdades paraestatais e terceiro setor. 9.4.1 Serviços sociais autônomos, enƟdades de apoio, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público. 10 Controle da administração pública. 10.1 Controle exercido pela administração pública. 10.2 Controle judicial. 10.3 Controle legislaƟvo. 10.4 Improbidade administraƟva: Lei n.º 8.429/1992 e suas alterações. 11 Processo administraƟvo. 11.1 Lei n.º 9.784/1999. 12 Licitações e contratos administraƟvos. 12.1 Conceito, natureza jurídica, objeto e finalidade. 12.2 Princípios básicos e correlatos. 12.3 Modalidades. 12.4 Obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade. 12.5 Procedimento licitatório. 12.6 Anulação, revogação e recursos administraƟvos. 12.7 Sanções e procedimento sancionatório. 12.8 Crimes em licitações e contratos administraƟvos. 13 Contrato administraƟvo para compras na administração pública. 13.1 Conceito, principais caracterísƟcas e espécies. 13.2 Formalização, execução e inexecução. 13.3 Duração, prorrogação, renovação e exƟnção. 13.4 Revisão e rescisão. 14 Acesso à Informação. 14.1 Lei n.º 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). 14.2 Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados)
ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA: 1 A evolução da administração pública e a reforma do Estado. 1.1 Do modelo racional‐legal ao paradigma pós‐burocráƟco. 1.2 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 1.3 Excelência na gestão dos serviços públicos. 1.4 Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. 2 Gestão de pessoas. 2.1 Conceitos e práƟcas relaƟvas ao servidor público. 2.2 Gestão de desempenho. 2.3 Comunicação. 2.4 Comportamento, clima e cultura organizacional. 2.5 Gestão por competências. 2.6 Gestão do conhecimento. 2.7 Qualidade de vida no trabalho. 2.8 Liderança, moƟvação e saƟsfação no trabalho. 2.9 Recrutamento e seleção de pessoas. 2.10 Análise e descrição de cargos. 2.11 Educação, treinamento e desenvolvimento. 2.11.1 Educação corporaƟva. 2.11.2 Educação a distância. 2.11.3 Planejamento, desenvolvimento e objeƟvos do ensino. 2.11.4 Avaliação. 2.12 Gestão de conflito. 3 Gestão organizacional. 3.1 Planejamento estratégico. 3.1.1 Definições de estratégia. 3.1.2 Condições necessárias para se desenvolver a estratégia. 3.1.3 Questões‐chave em estratégia. 3.1.4 Metas estratégicas e resultados pretendidos. 4 Indicadores de desempenho. 5 Gestão de processos. 5.1 Conceitos da abordagem por processos. 5.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 5.3 Construção e mensuração de indicadores de processos. 6 Ferramentas de análise de cenário interno e externo. 7 Balanced scorecard. 8 Gestão de projetos. 8.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 8.2 Principais caracterísƟcas dos modelos de gestão de projetos. 8.3 Projetos e suas etapas. 8.4 Escritório de projetos. 9 Gestão de risco. 10 Processo decisório. 10.1 O processo racional de solução de problemas. 10.2 Fatores que afetam a decisão. 10.3 Tipos de decisões. 11 Processo de mudança. 11.1 Mudança organizacional, forças internas e externas, o papel do agente e métodos de mudança. 12 CaracterísƟcas das organizações formais modernas. 12.1 Tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICO: 1 Orçamento público. 1.1 Conceito 1.2 Técnicas orçamentárias. 1.3 Princípios orçamentários. 1.4 Ciclo orçamentário. 1.5 Processo orçamentário. 2 O orçamento público no Brasil. 2.1 Sistema de planejamento e de orçamento federal. 2.2 Plano plurianual. 2.3 Diretrizes orçamentárias. 2.4 Orçamento anual. 2.5 Outros planos e programas. 2.6 Sistema e processo de orçamentação. 2.7 Classificações orçamentárias. 2.8 Estrutura programáƟca. 2.9 Créditos ordinários e adicionais. 3 Programação e execução orçamentária e financeira. 3.1 Descentralização orçamentária e financeira. 3.2 Acompanhamento da execução. 3.3 Sistemas de informações. 3.4 Alterações orçamentárias. 4 Receita pública. 4.1 Conceito e classificações. 4.2 Estágios. 4.3 Fontes. 4.4 Dívida aƟva. 5 Despesa pública. 5.1 Conceito e classificações. 5.2 Estágios. 5.3 Restos a pagar. 5.4 Despesas de exercícios anteriores. 5.5 Dívida flutuante e fundada. 5.6 Suprimento de fundos. 6 Lei de Responsabilidade Fiscal. 6.1 Conceitos e objeƟvos. 6.2 Transparência, controle e fiscalização. 7 Noções de Direito Financeiro e Tributário. 7.1 Lei nº 5.172/1966 (Sistema Tributário Nacional). 7.2 Lei nº 4.320/1964 (Normas Gerais de Direito Financeiro) 7.3 Decreto nº 70.235/1972 e suas alterações (Processo AdministraƟvo Fiscal). 7.4 Instrução NormaƟva IBAMA nº 17/2011 (Regulamentação da TCFA – Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental). 8 Lei nº 10.522/2002 e Decreto nº 9.194/2017
CONTABILIDADE PÚBLICA: 1 Sistema de Contabilidade Federal. 1.1 Organização e competências (Lei nº 10.180/2021 e Decreto nº 6.976/2009). 1.2 Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI): conceito, objeƟvos, usuários e segurança do sistema (princípios e instrumentos). 2 Conceituação, objeto e campo de aplicação. 3 Composição do Patrimônio Público. 3.1 Patrimônio Público. 3.2 AƟvo. 3.3 Passivo. 3.4 Saldo Patrimonial. 4 Variações Patrimoniais. 4.1 QualitaƟvas. 4.2 QuanƟtaƟvas: receita e despesa sob o enfoque patrimonial. 4.3 Realização da variação patrimonial. 4.4 Resultado patrimonial. 5 Regime Orçamentário e Regime Contábil. 6 Mensuração de aƟvos. 6.1 AƟvo Imobilizado. 6.2 AƟvo Intangível. 6.3 Reavaliação e redução ao valor recuperável. 6.4 Depreciação, amorƟzação e exaustão. 7 Mensuração de passivos. 7.1 Provisões. 7.2 Passivos ConƟngentes. 8 Tratamento contábil aplicável aos impostos e contribuições. 9 Sistema de custos. 9.1 Aspectos legais do sistema de custos. 9.2 Ambiente da informação de custos. 9.3 CaracterísƟcas da informação de custos. 9.4 Terminologia de custos. 9.5 NBC TSP 34 ‐ Custos no Setor Público. 9.6 Manual de Informações de Custos do Governo Federal, aprovado pela Portaria STN nº 518/2018. 10 Estrutura do Plano de contas aplicado ao setor público (PCASP). 10.1 Naturezas da Informação Contábil. 10.2 Código da Conta Contábil. 10.3 Atributos da informação contábil. 10.4 Regras de integridade do PCASP. 11 Demonstrações contábeis aplicadas ao setor público. 11.1 Balanço orçamentário. 11.2 Balanço Financeiro. 11.3 Demonstração das variações patrimoniais. 11.4 Balanço patrimonial. 11.5 Demonstração de fluxos de caixa. 11.6 Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. 11.7 Notas explicaƟvas às demonstrações contábeis. 11.8 Consolidação das demonstrações contábeis. 12 Transações no setor público. 13 Despesa pública. 13.1 Conceito, etapas, estágios e categorias econômicas. 14 Receita pública. 14.1 Conceito, etapas, estágios e categorias econômicas. 15 Créditos Adicionais. 16 Execução orçamentária e financeira. 17 Fonte ou DesƟnação de Recursos. 18 Suprimento de Fundos. 19 Restos a pagar. 20 Despesas com Pessoal. 20.1 Definições e Limites. 20.2 Controle da Despesa Total com Pessoal. 21 Despesas de Exercícios anteriores. 22 Conta única do Tesouro Nacional. 23 Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de setembro de 2016. 24 MCASP 10ª edição. 25 Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/2000). 26 Lei nº 4.320/1964.
GESTÃO DE PESSOAS: 1 Gestão de pessoas. 1.1 Liderança, gerenciamento de conflitos, moƟvação, sistemas de incenƟvo e responsabilização, gestão do desempenho. 1.2 Programa de Gestão do Desempenho, teletrabalho. 1.3 Indicadores de gestão de pessoas. 1.4 Trabalho em equipe. 2 Qualidade de vida no trabalho. 3 Capacitação e desenvolvimento de pessoas. 4 Gestão por competência. 5 Análise de dados de pessoas.
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