CONHECIMENTOS GERAIS (para todos os cargos) - Prof. Luiz Carlos Uniasselvi.
(Aulas Já Liberadas)
Fundamentos Legais e Normativos da Educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96). Plano Nacional de Educação (PNE) e seus desdobramentos estaduais. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/90). Marcos legais da educação inclusiva e especial.
Currículos e Documentos Orientadores: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estrutura, competências gerais e áreas de conhecimento. Proposta Curricular de Santa Catarina: pressupostos teóricos, eixos estruturantes e orientações metodológicas. Integração e articulação curricular entre etapas e modalidades de ensino.
Gestão Democrática e Princípios da Administração Pública: Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Gestão democrática na educação: mecanismos de participação e instâncias colegiadas. Ética profissional no serviço público e relações interpessoais no ambiente de trabalho. Tecnologias Digitais e Recursos Contemporâneos:
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) aplicadas à educação. Letramento digital e cultura digital na escola. Recursos e plataformas educacionais: potencialidades e desafios pedagógicos.
Diversidade, Direitos Humanos e Saúde na Escola: Educação em direitos humanos e para a cidadania. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e sociocultural como princípio formativo. Educação para as relações étnico-raciais (Lei nº 10.639/03 e Lei nº 11.645/08). Saúde mental no contexto escolar: acolhimento, prevenção e cuidado. Competências socioemocionais: autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais.
Contextos e Realidades: Mundo, Brasil e Santa Catarina: Aspectos históricos, geográficos, culturais, sociais, políticos e econômicos relevantes para a compreensão das dinâmicas contemporâneas em âmbito mundial, nacional e estadual.
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94H |
CONHECIMENTOS DA METODOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE (para todos os cargos)
Prof. Luiz Carlos (Uniasselvi - Aulas já liberadas)
Concepções Pedagógicas e Teorias Educacionais: Principais correntes pedagógicas e suas influências na educação brasileira: tradicional, escolanovista, tecnicista, progressista, histórico-crítica e sociointeracionista. Pensadores da educação e suas contribuições para a prática pedagógica contemporânea.
Desenvolvimento Humano e Processos de Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial: Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. Neurociência aplicada à educação: como o cérebro aprende. Estilos e ritmos de aprendizagem: individualização e personalização do ensino. Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico:
Projeto Político-Pedagógico (PPP): construção coletiva, dimensões e implementação. Planejamento educacional em suas diferentes dimensões: anual, bimestral e de aulas. Elaboração de planos de aula: objetivos de aprendizagem, sequências didáticas e progressão curricular. Função social e competências profissionais do professor. Metodologias Ativas e Estratégias de Ensino: Metodologias para o desenvolvimento de competências e habilidades: aprendizagem baseada em projetos, problemas, investigação e casos. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: concepções e práticas integradoras. Estratégias diversificadas de ensino: aulas expositivas dialogadas, trabalho colaborativo, gamificação, sala de aula invertida. Abordagens pedagógicas inovadoras e ensino híbrido. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Instrumentos avaliativos: provas, portfólios, rubricas, autoavaliação e avaliação por pares. Avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Feedback construtivo e autoavaliação docente. Recuperação de estudos e progressão da aprendizagem. Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica: Princípios e práticas da educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado (AEE). Necessidades educacionais específicas: deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem. Estratégias de diferenciação pedagógica e desenho universal para aprendizagem (DUA). Comunicação e Interação no Processo Educativo: Comunicação assertiva e escuta ativa no contexto escolar. Mediação de conflitos e cultura de paz. Relação professor-aluno como elemento central do processo de ensino-aprendizagem.
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24H |
História da Enfermagem e Contexto Social: História da enfermagem no Brasil e no mundo: pioneiros e marcos históricos. Florence Nightingale e a enfermagem moderna. Ana Nery e a enfermagem brasileira. Evolução da profissão: do cuidado empírico à ciência. Questões sociais, políticas e culturais que envolvem o cuidado humano em saúde. Determinantes sociais da saúde. Enfermagem e saúde coletiva. Fundamentos Éticos e Legais da Enfermagem: Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução COFEN 564/2017). Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Lei nº 7.498/86 e Decreto nº 94.406/87). Papel, competências e limites de atuação do técnico em enfermagem. Responsabilidade civil, penal e ética. Sigilo profissional e direitos dos pacientes. Registro e documentação em enfermagem. Relações no trabalho em equipe multiprofissional. Anatomia e Fisiologia Humana: Sistemas do corpo humano: tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, endócrino, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário e reprodutor. Estruturas anatômicas e funções fisiológicas. Terminologia anatômica aplicada à enfermagem. Sinais vitais: temperatura, pulso, respiração e pressão arterial. Fundamentos e Técnicas de Enfermagem: Biossegurança: precauções padrão, EPI e controle de infecções. Higienização das mãos e antissepsia. Técnicas básicas de enfermagem: higiene e conforto, mobilização, posicionamento. Administração de medicamentos: vias, cálculos, preparo e cuidados. Punção venosa periférica e cuidados com acesso vascular. Curativos: tipos, técnicas e coberturas. Sondagens: vesical, nasogástrica e nasoenteral. Oxigenoterapia e nebulização. Assistência de Enfermagem em Diferentes Ciclos da Vida: Enfermagem materno-infantil: pré-natal, parto, puerpério e aleitamento materno. Cuidados ao recém-nascido e à criança. Enfermagem em saúde do adulto e do idoso. Cuidados paliativos. Assistência em situações agudas e crônicas. Prevenção de úlceras por pressão. Avaliação e monitoramento de pacientes. Enfermagem em Saúde Pública e Programas de Saúde: Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e organização. Atenção Primária e Estratégia Saúde da Família. Vigilância epidemiológica e sanitária. Programas de saúde: imunização, hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase. Saúde da mulher, criança e idoso. Educação em saúde e promoção da saúde. Emergências e Primeiros Socorros: Suporte Básico de Vida (SBV) e RCP. Manejo de obstrução de vias aéreas. Atendimento a vítimas de trauma, queimaduras e intoxicações. Controle de hemorragias e choque. Imobilizações e transporte de vítimas. Triagem e classificação de risco.
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18h |