CONHECIMENTOS GERAIS (para todos os cargos) - Prof. Luiz Carlos Uniasselvi.
(Aulas Já Liberadas)
Fundamentos Legais e Normativos da Educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96). Plano Nacional de Educação (PNE) e seus desdobramentos estaduais. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/90). Marcos legais da educação inclusiva e especial.
Currículos e Documentos Orientadores: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estrutura, competências gerais e áreas de conhecimento. Proposta Curricular de Santa Catarina: pressupostos teóricos, eixos estruturantes e orientações metodológicas. Integração e articulação curricular entre etapas e modalidades de ensino.
Gestão Democrática e Princípios da Administração Pública: Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Gestão democrática na educação: mecanismos de participação e instâncias colegiadas. Ética profissional no serviço público e relações interpessoais no ambiente de trabalho. Tecnologias Digitais e Recursos Contemporâneos:
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) aplicadas à educação. Letramento digital e cultura digital na escola. Recursos e plataformas educacionais: potencialidades e desafios pedagógicos.
Diversidade, Direitos Humanos e Saúde na Escola: Educação em direitos humanos e para a cidadania. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e sociocultural como princípio formativo. Educação para as relações étnico-raciais (Lei nº 10.639/03 e Lei nº 11.645/08). Saúde mental no contexto escolar: acolhimento, prevenção e cuidado. Competências socioemocionais: autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais.
Contextos e Realidades: Mundo, Brasil e Santa Catarina: Aspectos históricos, geográficos, culturais, sociais, políticos e econômicos relevantes para a compreensão das dinâmicas contemporâneas em âmbito mundial, nacional e estadual.
|
94H |
CONHECIMENTOS DA METODOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE (para todos os cargos)
Prof. Luiz Carlos (Uniasselvi - Aulas já liberadas)
Concepções Pedagógicas e Teorias Educacionais: Principais correntes pedagógicas e suas influências na educação brasileira: tradicional, escolanovista, tecnicista, progressista, histórico-crítica e sociointeracionista. Pensadores da educação e suas contribuições para a prática pedagógica contemporânea.
Desenvolvimento Humano e Processos de Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial: Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. Neurociência aplicada à educação: como o cérebro aprende. Estilos e ritmos de aprendizagem: individualização e personalização do ensino. Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico:
Projeto Político-Pedagógico (PPP): construção coletiva, dimensões e implementação. Planejamento educacional em suas diferentes dimensões: anual, bimestral e de aulas. Elaboração de planos de aula: objetivos de aprendizagem, sequências didáticas e progressão curricular. Função social e competências profissionais do professor. Metodologias Ativas e Estratégias de Ensino: Metodologias para o desenvolvimento de competências e habilidades: aprendizagem baseada em projetos, problemas, investigação e casos. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: concepções e práticas integradoras. Estratégias diversificadas de ensino: aulas expositivas dialogadas, trabalho colaborativo, gamificação, sala de aula invertida. Abordagens pedagógicas inovadoras e ensino híbrido. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Instrumentos avaliativos: provas, portfólios, rubricas, autoavaliação e avaliação por pares. Avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Feedback construtivo e autoavaliação docente. Recuperação de estudos e progressão da aprendizagem. Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica: Princípios e práticas da educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado (AEE). Necessidades educacionais específicas: deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem. Estratégias de diferenciação pedagógica e desenho universal para aprendizagem (DUA). Comunicação e Interação no Processo Educativo: Comunicação assertiva e escuta ativa no contexto escolar. Mediação de conflitos e cultura de paz. Relação professor-aluno como elemento central do processo de ensino-aprendizagem.
|
24H |
Fundamentos da Educação Física e BNCC: Cultura Corporal de Movimento: conceito e dimensões. Corpo, movimento e linguagem. Competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias para o componente Educação Física. Competências específicas, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC. Dimensões do conhecimento: experimentação, uso e fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise e compreensão crítica, protagonismo comunitário. Corpo,
Movimento e Desenvolvimento Humano: Educação do corpo e movimento humano. Aspectos biológicos do movimento: anatomia, fisiologia e biomecânica. Desenvolvimento motor: fases e características. Capacidades físicas: força, resistência, flexibilidade, velocidade e coordenação. Habilidades motoras fundamentais, especializadas e específicas. Corporeidade e esquema corporal. Motricidade humana e suas manifestações. Brincadeiras e Jogos: Classificação de jogos: sensoriais, motores, criativos, pré-desportivos e cooperativos. Jogos tradicionais, populares e de diferentes culturas. Ludicidade e criatividade nas práticas corporais. Elementos constitutivos dos jogos: regras, estratégias e táticas. Ressignificação de brincadeiras e jogos. Jogos eletrônicos e corporalidade. Esportes: Classificação dos esportes: invasão, marca, precisão, técnicocombinatório, rede/parede e combate. Esportes coletivos e individuais. Fundamentos técnicos e táticos. Regras oficiais e adaptadas. Esporte educacional, de participação e de rendimento. Esportes paralímpicos e inclusão. Transformação histórica e social dos esportes. Esporte, mídia e indústria cultural. Ginásticas: Ginástica geral e suas possibilidades. Ginástica de condicionamento físico. Ginástica de conscientização corporal: yoga, pilates, alongamento. Ginástica acrobática e circense. Ginástica rítmica e artística. Fundamentos, técnicas e criação coreográfica. Expressividade corporal e estética do movimento.
Danças: Danças como manifestação cultural e artística. Elementos constitutivos da dança: movimento, espaço, tempo e fluência. Danças folclóricas, populares, urbanas e contemporâneas. Danças de matriz africana, indígena e regional. Criação e improvisação em dança. Dança e identidade cultural. Dança como linguagem e expressão. Lutas: Conceitos e classificação das lutas.
Lutas de diferentes culturas: capoeira, judô, karatê, taekwondo, jiu-jitsu, boxe, esgrima. Princípios técnicos e táticos. Rituais, filosofias e valores das lutas. Diferenciação entre luta e briga. Aspectos históricos e socioculturais. Segurança e respeito nas práticas de lutas.
Práticas Corporais de Aventura: Práticas corporais de aventura na natureza: trilha, rapel, escalada, slackline, parkour, arvorismo. Práticas corporais de aventura urbanas: skate, patins, bike, parkour. Relação com o meio ambiente e sustentabilidade. Segurança, equipamentos e normas. Cultura de aventura e turismo de aventura. Temas Transversais e Contemporâneos:
Educação Física inclusiva: adaptações e estratégias. Corpo, saúde e qualidade de vida. Atividade física, sedentarismo e doenças crônicas. Padrões de beleza, corpo e mídia. Doping e uso de substâncias. Violência no esporte. Gênero, diversidade e práticas corporais. Educação Física e mundo do trabalho: profissões, mercado e possibilidades
|
12h |