CONHECIMENTOS GERAIS (para todos os cargos) - Prof. Luiz Carlos Uniasselvi.
(Aulas Já Liberadas)
Fundamentos Legais e Normativos da Educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96). Plano Nacional de Educação (PNE) e seus desdobramentos estaduais. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/90). Marcos legais da educação inclusiva e especial.
Currículos e Documentos Orientadores: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estrutura, competências gerais e áreas de conhecimento. Proposta Curricular de Santa Catarina: pressupostos teóricos, eixos estruturantes e orientações metodológicas. Integração e articulação curricular entre etapas e modalidades de ensino.
Gestão Democrática e Princípios da Administração Pública: Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Gestão democrática na educação: mecanismos de participação e instâncias colegiadas. Ética profissional no serviço público e relações interpessoais no ambiente de trabalho. Tecnologias Digitais e Recursos Contemporâneos:
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) aplicadas à educação. Letramento digital e cultura digital na escola. Recursos e plataformas educacionais: potencialidades e desafios pedagógicos.
Diversidade, Direitos Humanos e Saúde na Escola: Educação em direitos humanos e para a cidadania. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e sociocultural como princípio formativo. Educação para as relações étnico-raciais (Lei nº 10.639/03 e Lei nº 11.645/08). Saúde mental no contexto escolar: acolhimento, prevenção e cuidado. Competências socioemocionais: autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais.
Contextos e Realidades: Mundo, Brasil e Santa Catarina: Aspectos históricos, geográficos, culturais, sociais, políticos e econômicos relevantes para a compreensão das dinâmicas contemporâneas em âmbito mundial, nacional e estadual.
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94H |
CONHECIMENTOS DA METODOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE (para todos os cargos)
Prof. Luiz Carlos (Uniasselvi - Aulas já liberadas)
Concepções Pedagógicas e Teorias Educacionais: Principais correntes pedagógicas e suas influências na educação brasileira: tradicional, escolanovista, tecnicista, progressista, histórico-crítica e sociointeracionista. Pensadores da educação e suas contribuições para a prática pedagógica contemporânea.
Desenvolvimento Humano e Processos de Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial: Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. Neurociência aplicada à educação: como o cérebro aprende. Estilos e ritmos de aprendizagem: individualização e personalização do ensino. Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico:
Projeto Político-Pedagógico (PPP): construção coletiva, dimensões e implementação. Planejamento educacional em suas diferentes dimensões: anual, bimestral e de aulas. Elaboração de planos de aula: objetivos de aprendizagem, sequências didáticas e progressão curricular. Função social e competências profissionais do professor. Metodologias Ativas e Estratégias de Ensino: Metodologias para o desenvolvimento de competências e habilidades: aprendizagem baseada em projetos, problemas, investigação e casos. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: concepções e práticas integradoras. Estratégias diversificadas de ensino: aulas expositivas dialogadas, trabalho colaborativo, gamificação, sala de aula invertida. Abordagens pedagógicas inovadoras e ensino híbrido. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Instrumentos avaliativos: provas, portfólios, rubricas, autoavaliação e avaliação por pares. Avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Feedback construtivo e autoavaliação docente. Recuperação de estudos e progressão da aprendizagem. Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica: Princípios e práticas da educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado (AEE). Necessidades educacionais específicas: deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem. Estratégias de diferenciação pedagógica e desenho universal para aprendizagem (DUA). Comunicação e Interação no Processo Educativo: Comunicação assertiva e escuta ativa no contexto escolar. Mediação de conflitos e cultura de paz. Relação professor-aluno como elemento central do processo de ensino-aprendizagem.
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24H |
Políticas Públicas e Legislação Educacional: Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Política Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação (PNE). Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (PEE/SC) 2015-2024. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ensino Fundamental de nove anos: organização e transição. Tendências e Concepções Pedagógicas: Tendências pedagógicas da educação brasileira: tradicional, escolanovista, tecnicista, progressista, histórico-crítica, construtivista.
Pensadores da educação: Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire, Emilia Ferreiro. Abordagem histórico-cultural da aprendizagem. Teorias de aprendizagem e suas implicações educacionais. Interdisciplinaridade e transversalidade. Educação Infantil: Concepções e Práticas: Concepção de criança, infância e infâncias. Direitos de aprendizagem e campos de experiência (BNCC). Eixos estruturantes: interações e brincadeiras. Educação, infância e teorias de aprendizagem. Ludicidade no processo de aprendizagem.
Linguagens: escuta, fala, pensamento e imaginação. Observação, registro e documentação pedagógica. Literatura infantil e a arte de contar histórias. Transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. Alfabetização e Letramento: Conceitos de alfabetização e letramento. Processos cognitivos envolvidos na alfabetização. Alfabetização nos diferentes momentos históricos. Níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético. Métodos de alfabetização: sintético, analítico, sociointeracionista. Consciência fonológica e fonêmica. Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Tecnologias e alfabetização. Literacia e numeracia.
Língua Portuguesa e Literatura: Trabalho com gêneros textuais na escola. Importância da literatura infantil. Práticas de leitura, escrita e oralidade. Análise linguística e produção textual. Sequências e projetos didáticos. Estratégias de leitura e compreensão. Letramento literário. Didática e Metodologias dos Componentes Curriculares: Didática nos Anos Iniciais. Metodologias de ensino de Língua Portuguesa: leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Matemática: números, operações, geometria, grandezas e medidas, resolução de problemas. Ciências: observação, experimentação, investigação científica. Geografia: espaço, paisagem, território, orientação espacial. História: tempo, memória, fontes históricas, sujeitos.
Ensino Religioso: diversidade religiosa, respeito e alteridade. Planejamento, Avaliação e Gestão Pedagógica: Projeto Político-Pedagógico (PPP): construção, implementação e avaliação. Planejamento educacional: anual, bimestral, semanal, diário. Planos de aula e sequências didáticas. Avaliação da aprendizagem: diagnóstica, formativa, somativa. Importância da observação e registro no processo avaliativo. Instrumentos avaliativos: portfólios, relatórios, registros. Recuperação e progressão da aprendizagem. Educação, Diversidade e Docência: Educação e diversidade: étnico-racial, gênero, cultural, religiosa. Educação inclusiva nos Anos Iniciais. Gestão de sala de aula e mediação de conflitos. Relação escola-família-comunidade. Docência como projeto de vida: identidade profissional, formação continuada, ética. Gestão escolar democrática e participativa
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22h |